Seguidores

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Livro: Serviço Social e Saúde em Versão digital

Olá Amigos devido a pedidos esta de volta a versão digital deste maravilhoso livro, com o arquivo revisado.

Segue a versão digital – INTEGRAL – do livro “Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional”. Este é disponibilizado gratuitamente em versão digital por uma das entidades financiadoras do livro.
Para aqueles que preferem a versão impressa, a editora Cortez comercializa o livro por R$ 51,00 (Você tbm pode adquiri-lo na Pótere, com desconto!)
Sinopse do Livro (basta clicar no artigo):
Esta Coletânea enfoca a política de saúde e também questões relacionadas a vários temas de importância capital nos dias de hoje, como: seguridade social, políticas sociais e democratização do Estado. Revela-se como uma contribuição fundamental para todos aqueles que querem enfrentar, de forma crítica, os dilemas da formação e do exercício profissional.
 1ª Parte: Política Social e Política de Saúde
1_Fundamentos da Política Social
Elaine Rossetti Behring
2. Seguridade Social Brasileira: Desenvolvimento Histórico e Tendências Recentes
Ana Elisabete Mota
3. O Financiamento da Seguridade Social no Brasil no Período 1999 a 2004: Quem Paga a Conta?
Ivanete Boschetti e Evilásio Salvador
4. Democratizar a Gestão das Políticas Sociais – Um Desafio a Ser Enfrentado pela Sociedade Civil
Raquel Raichelis
5. Política de Saúde no Brasil
Maria Inês Souza Bravo
6. Controle Social na Saúde
Maria Valéria Correa
2ª Parte: Serviço Social e Saúde
1. A Construção do Projeto Ético-político do Serviço Social
José Paulo Netto
2. As Dimensões Ético-políticas e Teórico-metodológicas no Serviço Social Contemporâneo
Marilda Villela Iamamoto
3. Projeto Ético-Político do Serviço Social e sua Relação com a Reforma Sanitária: Elementos para o Debate
Maria Inês Souza Bravo e Maurílio Castro de Matos
4. Desafios Atuais do Sistema Único de Saúde – SUS e as Exigências para os Assistentes Sociais
Vera Maria Ribeiro Nogueira e Regina Célia Tamaso Mioto
5. Serviço Social e Práticas Democráticas na Saúde
Ana Maria de Vasconcelos
6. Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde
Regina Célia Tamaso Mioto e Vera Maria Ribeiro Nogueira
7. O Trabalho nos Serviços de Saúde e a Inserção dos(as) Assistentes Sociais
Maria Dalva Horácio da Costa
8. A Formação dos Trabalhadores Sociais no Contexto Neoliberal. O Projeto das Residências em Saúde da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora
Ana M. Arreguy Mourão, Ana M. C. Amoroso Lima, Auta I. Stephan-Souza, Leda, M. Leal de Oliveira
3ª Parte: Pesquisa e Sistematização do Trabalho Profissional
1. Orientações Básicas para a Pesquisa
Regina Maria Giffoni Marsiglia
2. Retomando a Temática da “Sistematização da Prática” em Serviço Social
Ney Luiz Teixeira de Almeida
 
Fonte:   http://poteresocial.com.br/blog/?p=190
 
 
 

2 comentários:

  1. Boa tarde amiga, eu tenho uma duvida quanto ao LOAS... eu recebo BPC, e sou solteira, mas tive uma menina, que hoje tem 3 anos.

    moro de FAVOR no fundo da casa dos pais do pai da minha filha, e o pai da minha filha mora com eles.

    O pai da minah filha (para nao desamparar eu e ela) fez uma casa de fundo, para nois duas morar, mas eu e ele nao temos mais nada, fizemos so essa filha e acabou.

    Acontece que estou com medo de perder o meu LOAS na revisao.

    O que eu devo fazer? me mudar daqui? Eles tem a casa deles e eu a minha,que é no fundo, e tem muro separado..cada um com suas contas, o pai da minnha filha compra tudo que ela precisa, mas so pra ela. resolvemos morar assim pra compartilhar a guarda, pois minah familia inteirinha mora em outro estado, entao pra nao perder a guarda dela, me sujeitei a essa condicao.

    Esse arranjo familiar sera pode ser reprovado na revisao do BPC? A revisao e atrasada, eu sei disso, mas um dia vai chegar esse dia e eu estou morrendo de medo de perder, sou deficiente (osteoporose grave) e nao posso trabalhar, se eu perder esse loas eu nao sei o que fazer.

    sera que devo sair dessa casa?

    o que voce me aconcelha?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Souza Santos!!
    Em primeiro lugar vc não precisa falar sobre essa questão que você vive.
    Você mora em uma casa cedida pelo pai de sua filha, porem toda despesa dessa casa é sua.
    Você também não tem uma pensão definida para sua filha, perante a justiça ela depende do seu beneficio para se alimentar. Você fala que ele ajuda, mais a sua filha mora com você. E também existe o detalhe que tem que ser mencionado para pericia, que é a razão de sua família morar toda fora do Rio, no que vem dificultar a ajuda por parte deles.
    Não se esqueça também de que a casa não é sua você mora de favor por não ter condição de comprar uma casa ou pagar um aluguel. Não vejo motivos de retirarem o seu beneficio, e lembre-se que sua família ou o seu atual arranjo familiar é composto de você e sua filha e ninguém mais. a família do seu ex marido somente te empresta a casa e mais nada eles não fazem parte de sua família. Qualquer duvida procure o CRAS perto de sua casa ou a Secretaria de Assistência Social do seu Município.

    Beijos
    Flávia Santos

    ResponderExcluir